Apocalipse 2






Apocalipse 2

Cartas às Sete Igrejas da Ásia



Apocalipse 2 : 1 Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.

Apocalipse 2 :

A partir de agora no livro de apocalipse 2, Jesus mostrará a João vários ensinamentos que vão nos ajudar a vencer este mundo de pecado e nos levar a ter uma vida mais próxima da vontade de Deus para nossas vidas.
Jesus Cristo ao escrever a mensagem para cada uma das igrejas tem como um dos objetivos instruir as igrejas a se prevenirem dos falsos profetas, mestres e apóstolos, que distorcem a palavra de Deus e pregão de maneira a enfraquecer o poder e autoridade nas igrejas.

Primeira carta, à igreja de Éfeso

O que Jesus cristo aprova?

Que dizem serem apóstolos.

2:2-3 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Neste versículo Jesus Cristo aprovou as atitudes daquela igreja em provar a espiritualidade dos que se dizem mestres, profetas e apóstolos.
No versículo seguinte Cristo aprova o sofrimento e a paciência, o trabalho realizado para divulgar o seu nome e por não se cansarem em fazer o que é bom, para que todo aquele que nEle crer não venha perecer mas tenha a vida eterna.


Versículos:

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:6
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Apocalipse 2 :9
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Apocalipse 2 :13
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Apocalipse 2 :19
E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Apocalipse 3:1
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Apocalipse 3:8
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Apocalipse 3:15
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Gálatas 6:9
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
Hebreus 12:3
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Hebreus 12:5


Apocalipse 2

Deixaste o Teu Primeiro Amor - Igreja de Éfeso

O que Jesus Cristo Reprova?



2:4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

O que Jesus quer nos revelar quando disse: "deixaste o teu primeiro amor", na carta escrita para a igreja de Éfeso?
Quando aceitamos a Jesus Cristo, nossa vontade é de sair pelo mundo inteiro falando do SEU amor, das suas bênçãos, das maravilhas que ela faz e continua a fazer, servi-lo de todo coração, conhecer a cada dia mais e mais a Deus, se entregar por inteiro, ser usado por Ele, ler a bíblia várias vezes, orar por tudo e por todos, etc...
Mas com o passar dos anos esse amor vai esfriando e é isso que Jesus Cristo reprova, para que a nossa devoção a Deus não diminua com o passar do tempo, mas que estejamos em contínuo crescimento e que possamos sempre lembrar-nos do primeiro amor e assim continuarmos firmes na vida com Cristo.

Versículos:

Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:15
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai,
e permaneço no seu amor.
João 15:10
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir.
Mateus 5:17
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos,
e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
2 Coríntios 11:3
Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus,
que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Deuteronômio 10:12
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:37-39
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?
E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascentar os meus cordeiros.
João 21:15


Apocalipse 2

Tirarei o teu castiçal

O Castigo de Jesus Cristo


Como Jesus Cristo irá castigar as igrejas que caírem em declínio espiritual e toleram a imoralidade em seu meio?



2:5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Qual é será o castigo que Jesus Cristo vai aplicar na igreja de Éfeso caso ela não arrependa-se do seu declínio espiritual?
O castigo para essa igreja é que ela perderá ou será removida do reino de Deus, isso ocorrerá caso ela não se arrependa da sua falta de amor e obediência ao Senhor Jesus Cristo.
Não permita ser enganado por falsos ensinamentos e doutrinas, mas se assim estiver e você reconhecer isto, arrependa-se de tais práticas para que não te seja arrancado o seu lugar no reino de Deus.

Versículos:

Dizem-lhe eles: Dará afrontosa morte aos maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe dêem os frutos.
Mateus 21:41
Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.
Mateus 21:43
Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,
2 Tessalonicenses 1:9
Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.
Zacarias 14:19
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Apocalipse 3:19
E levarão sobre si o castigo da sua iniquidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar.
Ezequiel 14:10
O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.
Salmos 45:1
Ainda que junte as mãos, o mau não ficará impune, mas a semente dos justos será liberada.
Provérbios 11:21
O entendimento para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia.
Provérbios 16:22
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:46
A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.
Provérbios 19:9


Apocalipse 2

Obras dos Nicolaítas

Carta à Igreja de Éfeso


Arrependimento



2:6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

As doutrinas ou obras dos nicolaítas ensinam que a imoralidade sexual não afeta a nossa salvação em Cristo. Mas a bíblia declara o contrário, que todas as pessoas que fizerem tal prática não herdaram o reino de Deus, por isso que essa doutrina é abominável para Deus.
Mas o que é imoralidade sexual?

Imoralidade sexual que as obras dos nicolaítas ensinam são: "a participação intencional em adultério (Gên. 19:30–36, 35:22, 49:4 e 1 Crôn. 5:1), fornicação, comportamento homossexual e lésbico, incesto ou qualquer outro tipo de atividade sexual pecaminosa, antinatural ou impura". A verdade é que todas essas coisas continuam sendo ensinadas hoje em dia por várias outras doutrinas que estão espalhadas pelo mundo, mas Deus nos orienta e ensina através de seu imenso AMOR (Bíblia a palavra de Deus) que devemos nos abster de tudo isso para recebermos a salvação eterna.
Logo abaixo podemos ler alguns versículos da bíblia onde Deus deixa claro que aqueles que optarem por seguir as obras dos nicolaítas não vão herdar o reino de Deus e por isso leia com atenção e caso você se identifique com esta verdade ore a Deus e arrependa-se para que essas coisas não recaia sobre você, por que Deus é amor ele te ama.

Versículos:


Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. 
Apocalipse 2:15
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 
1 Coríntios 6:9-10
Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? 
Salmos 139:21
O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
Provérbios 8:13
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
Romanos 1:27
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Gálatas 5:19
Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
Efésios 5:3
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Colossenses 3:5
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
1 Timóteo 1:10
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Mateus 5:27,28

Agora como podemos evitar a decadência espiritual e o julgamento que será feito por Jesus Cristo?

Ao final de cada carta Jesus Cristo vai nos pedir para que estejamos com os nossos ouvidos aberto e sensíveis à palavra de Deus e aos seus ensinamentos, esta é uma orientação de amor, porque ele deseja que cada nós seja salvo e esteja com Ele no reino de Deus, por isso:

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Caso fique alguma dúvida sobre o assunto leia novamente em voz alta para que Deus possa lhe mostrar a verdade de sua palavra.


Apocalipse 2

O que Vencer Comerá da Árvore da Vida

Carta à Igreja de Éfeso


Paraíso de Deus



2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

Por que apenas o que vencer terá direito de comer da árvore da vida?

O vencedor é que vai poder comer da árvore da vida, mas para isso ele precisa reconhece a Jesus Cristo como senhor e salvador de sua vida e seguir os seus mandamentos. Além disso, também é necessário reconhecer que é pecador e arrepender-se de seus pecados pedindo perdão a Deus por seus pecados.
Mas para que esta salvação se confirme é necessário que permaneça fiel até o fim em constante vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás.

Mas isso é possível?

SIM, mas não é fácil viver seguindo os padrões de Deus no mundo de hoje, porque o mundo de hoje está cheio de coisas contrárias aos padrões de Deus. Mas todo aquele que se conformar com esta situação dentro e fora da igreja e não lutar com fé e lealdade até o fim, não terá sua salvação eterna.
Porém todo aquele que aceita Jesus como senhor e salvador da sua vida e reconhece que é pecador e for batizado, essa pessoa vai começar a observar o mundo de outra maneira, porque o Espírito Santo de Deus vai começar a agir em sua vida e revelar tudo o que esta errado, e é através de uma vida cheia do Espírito Santo que torna-se possível vencer este mundo que esta cheio de pecado, tentação e enganação. E por vencer todas essas coisas, Deus dará a esta pessoa a salvação e após a volta de Cristo lhes dará de comer do fruto da árvore da vida, eternamente.
Devemos estar atentos para ouvir o que Espírito Santo diz às igrejas, e sensíveis para realizar o que ele pedir e desta forma permanecermos fieis até o fim e aceitar somente o padrão de Deus para nossas vidas que é revelado através da palavra de Deus.

Os que vencerem vão ter o direito a:

  • Se alegrar sabendo que somente quem vencer, poderá comer da árvore da vida e não sofrerá a segunda morte;
  • Receberá o maná escondido e um novo nome no céu;
  • Terá autoridade sobre as nações;
  • Seu nome não será removido do livro da vida;
  • Será honrado por Jesus Cristo diante do Pai e os seus anjos;
  • Permanecerá com Deus em seu templo;
  • Terá sobre si o nome de Deus, de Cristo e da Nova Jerusalém;
  • Será sempre filho de Deus;

Já o que perder terá reservado o seguinte:

Aquele que não conseguiu vencer o pecado em sua vida, o mundo e a Satanás. Sendo assim derrotado por eles, terá por sua recompensa o de ser lançado no lago de fogo e enxofre, onde haverá choro e ranger de dente eternamente.

Versículos:

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 11:15
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mateus 13:9
Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; Mateus 13:45
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:6
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3:13
E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. Apocalipse 13:13
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos,
dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22:2
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida;
e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9


Apocalipse 2

Segunda Carta à Igreja de Esmirna

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida

Não temas



2:8-10 E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Segunda carta à igreja de Esmirna, o que podemos apreender com esta carta?
Primeiramente, João ao escrever esta segunda carta para a igreja de Esmirna ele foi orientado pelo anjo a testificar que tudo o que esta sendo escrito nesta carta é mais pura verdade vinda do trono de Deus através do Messias o Cordeiro de Deus como podemos ler: “Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu”.
Quais são as revelações do Cordeiro de Deus escritas nesta segunda carta que foi direcionada para a igreja de Esmirna?
  • Deus conhece as nossas obras, ou seja, tudo o que fazemos;
  • Sabe de nossas tribulações, mas mesmo assim por muitas vezes Eles nos deixa passar por elas para provar a nossa fé e caráter;
  • Sabe a nossa pobreza e necessidades, mas conhece bem a nossa vida e até mesmo o mais profundo das intenções de nossos corações;
  • Sabe quando somos fieis ou não a Ele, pois conhece bem o nosso viver e com quem andamos;
  • Orienta a não temer todo o mal que possa sobrevir em nossas vidas, seja ele através de tribulações, tentações e prisões, porque somos mais que vencedores em Cristo Jesus e tudo isso logo acabará;
  • Todo o que sair vencedor das tribulações, tentações e prisões da vida, será coroado com a coroa da vida.
Logo a segunda carta à igreja de Esmirna, serve de orientação para todos nós que vivemos neste presente dia e mesmo quando naquele momento a segunda carta foi enviada para a igreja de Esmirna informando aquele povo que eles passariam por diversas dificuldades, Deus com seu imenso amor orientou a todos daquela igreja a perseverem até o fim, por dez dias, e mesmo que eles fossem mortos, tudo aquilo não seria em vão, mas seria recompensado por Deus com a coroa da vida.

O que Jesus Cristo Aprova?

Jesus Cristo aprova a nossa perseverança na fé, no amor, no testemunho, no serviço e no sofrimento pela causa de Cristo. Se estivermos com Ele nada precisamos temer porque de Deus vem a nossa vitória.

Qual é a recompensa por ser leal e fiel a Deus e a sua palavra?

A resposta é a vida eterna com Deus e o Cordeiro, e seus anjos na nova Jerusalém.

Versículos:

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3:12
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
João 12:25
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:46
E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
1 João 2:25
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
1 João 5:11
Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.
Lucas 18:30
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:15
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
João 1:4
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
João 6:47


Apocalipse 2

A Morte e a Segunda Morte

Segunda morte

Inferno Eternamente



2.11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

Primeiramente antes de começar a explicar o que significa da segunda morte, é importe explicar o que morte?
Para iniciar, morte ou morrer é um das únicas certezas que qualquer ser humano tem na vida, por outro lado o que significa especificamente para a palavra morte é: 

Óbito ou falecimento; cessação completa da vida, da existência; Extinção; falta de existência ou ausência definitiva de alguma coisa: morte de uma espécie; morte da esperança; morte de uma planta”.

Bem já sabemos a definição de “Morte” no sentido humano, podemos comparar este significado com o que Jesus Cristo fez, onde mesmo Ele sendo Filho de Deus humilhou-se a sim mesmo e além de obediente ao Pai, Ele também foi obediente à morte e morreu na cruz.
No versículo abaixo podemos ver claramente que há dois sentidos da palavra morte: 1- como lugar; 2- como fim da vida ou da carne.


“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Filipenses 2:8

Mas o que significa então morte na palavra de Deus?

Segundo a bíblia quando morrermos teremos um local ou lugar assim como o inferno, como podemos ver no versículo a seguir:

“Ou descobriram-se-te as portas da morte, ou viste as portas da sombra da morte?
Jó 38:17
Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte.
2 Samuel 22:6


Todas as pessoas que seguem os prazeres da carne neste mundo estão direcionando as vossas almas para morte, isso porque estão vivendo uma vida de pecado.
Por outro lado, aqueles que estão direcionando as suas vidas para o Espírito de Jesus estão garantindo a vida e a paz eterna para vossas almas, porque no dia do juízo final as nossas vidas serão pesadas e teremos nossas almas direcionadas ou para a morte e o inferno ou para a vida eterna com Deus, seu Filho Jesus e os seus anjos no céu na nova morada eterna.

Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Romanos 8:6
O Senhor me castigou muito, mas não me entregou à morte.
Salmos 118:18


Como agora já sabemos o que é morte podemos então entender o que é a segunda morte, esta segunda morte pode ser esclarecida com os seguintes versículos:


Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
1 Coríntios 15:26
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 20:14

O que é a Segunda Morte?

Logo podemos concluir que a segunda morte é lugar onde a morte e o inferno, serão lançados eternamente, e isso também é valido para a alma daqueles que não creram que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Hoje temos um corpo e este corpo pode ser composto pelo o Espírito de Deus habita em nós, da nossa carne que foi formada pelo pó e a nossa alma, sendo assim quando morremos podemos dizer então que: Espírito de Deus voltará para Ele, o nosso corpo ao pó voltará e a nossa alma é que será salva e viverá eternamente.


E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,
sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23

Então qual é o sentido de nossas vidas aqui neste mundo hoje?

Nós nascemos e morremos para o louvor, honra e glória ao Deus-Todo-Poderoso e não há um sentido melhor do que esse, de saber que a nossa alma terá um lugar reservado no céu junto ao trono de Deus, se pelo mesmo crermos que Jesus é o Filho de Deus e que precisamos ter uma vida guiada por seus mandamentos e decretos.
Os versículos seguintes podem nos ajudar e orientar guardar as nossas almas de irem para morte e o inferno.

Versículos:

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Salmos 62:5
Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.
Salmos 86:13
Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.)
Salmos 49:15
E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
Atos 3:23
Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.
Provérbios 23:14
O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento. Provérbios 15:32
O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem.
Provérbios 19:8
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;
O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá.
Provérbios 19:16
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
Apocalipse 20:14
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem,
e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,
sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 5:23


Apocalipse 2

Terceira carta à igreja de Pérgamo

Trono de Satanás




2:12-13 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Naquela época a cidade de Pérgamo era centro de adoração ao imperador romano, sendo assim poderia significar que este um lugar onde Satanás tinha muito influência e mal estava espalhado por toda aquela região.



Curiosidades sobre a cidade de Pérgamo:

Pérgamo , é uma antiga cidade grega que se situava na Mísia, no noroeste da Anatólia, a mais de 20 km do Mar Egeu numa colina isolada do vale do Rio Caicos (atual Bakırçay).
Seu nome antigo era Teutrania.
Hoje em dia localiza-se na região norte e oeste da moderna cidade de Bergama, na Turquia.
No monte cônico, quase 300 metros acima do vale ao redor da cidade, vários templos foram construídos, entre os quais destaca-se um altar dedicado a Asclépio, deus grego da cura.
Esta cidade tornou-se o centro de quatro seitas pagãs durante o século I, competindo com Éfeso.
Pérgamo existiu desde o século V a.C. e conquistou a região costeira da Ásia, e expulsou os gauleses para o interior quando estes, após terem fracassado na invasão da Grécia, atacaram as regiões costeiras da Ásia.
No século II d.C., ainda havia em Pérgamo objetos que eles tomaram dos gauleses, e uma pintura que retratava esta batalha.

Versículo:

“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus;
e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
Apocalipse 2:2”


Apocalipse 2

A Doutrina de Balaão

Idolatria

Como podemos evitar a decadência espiritual e o julgamento por Jesus Cristo?

O que Jesus Cristo Reprova?



2:14-15 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.

Cerca de 1405 a.C, temos a presença de um falso profeta chamado Balaão que vendia os seus serviços a um rei pagão, e que o aconselhou a seduzir Israel a comprometer à sua fé por meio a idolatria e imoralidade.
Logo a sua doutrina tinha como fundamento a ação de mestres e pregadores corruptos que em Pérgamo, levavam às suas congregações à transigência fatal com a imoralidade, o mundanismo e as falsas ideologias, tudo por amor à promoção pessoal ou vantagem financeira.

Versículos:

Agora, pois, eis que me vou ao meu povo; vem, avisar-te-ei do que este povo fará ao teu povo nos últimos dias.
Números 24:14
E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
Números 25:1
Eis que estas foram as que, por conselho de Balaão, deram ocasião aos filhos de Israel de transgredir contra o Senhor no caso de Peor;
por isso houve aquela praga entre a congregação do Senhor.
Números 31:16
Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;
2 Pedro 2:15
Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
Judas 1:11
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos 15:29
Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
1 Coríntios 8:9-10
Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
1 Coríntios 10:19
Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
1 Coríntios 10:29
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros.
Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
1 Coríntios 6:13


Apocalipse 2

Contra ele batalharei

Mundanos


Como Jesus Cristo irá castigar as igrejas que caírem em declínio espiritual e toleram a imoralidade em seu meio?



2.16 Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

Contra ele batalharei
Jesus Cristo em breve retornará, e quando isto acontecer ele irá se opuser a qualquer pessoa que na sua igreja estiver de acordo com a atitude pecaminosa ou atitude de tolerar e favorecer o pecado, certamente Ele batalhará contra os crentes mundanos, caso não se arrependam de seus maus caminhos.

Versículos:

Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
1 Coríntios 5:2
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra;
e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,
Isaías 11:4
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
2 Tessalonicenses 2:8
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
Apocalipse 1:16
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro;
e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
Apocalipse 19:15
E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
Apocalipse 19:21
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Apocalipse 2:14


Apocalipse 2

Ouça o que o espírito diz

Pedra Branca


Como podemos evitar a decadência espiritual e o julgamento por Jesus Cristo?



2:17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Pedra Branca

Uma Pedra Branca e na pedra um novo nome escrito.
Não devemos aceitar ou tolerar a imoralidade em nosso meio, para não nos tornamos inimigos de Deus.
Mas devemos combater e vencer o pecado para que tenhamos uma vida vitoriosa na presença de Deus e do espírito Santo, e com esta vitória iremos receber o maná escondido e a pedra branca que significa o triunfo de nossa fé em Jesus Cristo sobre todo e qualquer mal que queira nós destruir.

Versículos:

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3:12
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
Apocalipse 19:12


Apocalipse 2

Quarta carta, à igreja de Tiatira

Falsa Profetisa


O que Jesus Cristo Reprova? Como podemos evitar a decadência espiritual e o julgamento por Jesus Cristo?

Tolerância à Jezabel, falsa profetisa.



2:18-23 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.

Quarta Carta - Igreja de Tiatira.

Na igreja de Tiatira, podemos identificar que existia uma tendência em se tolerar o pecado e a iniquidade, e acontecia ali alguns ensinamentos antibíblicos entre os lideres.
O nome Jezabel, vem do antigo testamento e pode ser comparado ou representado a idolatria e a perseguição aos santos.
Provavelmente naquela época existiam muitos que aceitavam os ensinamentos dos falsos mestres, pelo simples fato de falarem de Deus e serem conhecidos e populares.
Jesus Cristo não tolera e condena o pecado da transigência com o erro. Esses falsos mestres atraiam as pessoas pela sua influência e poder que tinham perante a sociedade daquela época.
Esses falsos mestres ensinavam que Deus aceita, na igreja, aqueles que cometem atos imorais ou são participantes de prazeres mundanos, tais ensinamentos são totalmente condenáveis por Deus e não serão aceitos em seu julgamento final.

Versículos:

E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel,
filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
1 Reis 16:31
Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
1 Reis 21:25
E ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR, da mão de Jezabel.
2 Reis 9:7
Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituírem após os seus deuses,
ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios,
Êxodo 34:15
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
Atos 15:20
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada,
e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Atos 15:29
Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus.
E não quero que sejais participantes com os demônios.
1 Coríntios 10:19-20


Apocalipse 2

Aos Restantes Os Crentes Fiéis a Deus

Poder Sobre As Nações

Falsos Ensinamentos



2:24-29 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



“Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês;
tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha
Apocalipse 2:24,25 NVI”
Os Falsos Ensinamentos na Igreja de Tiatira e os Crentes.


Aqueles que não estão contaminados, ou seja, os crentes, com os falsos ensinamentos, mas que estão firmes na palavra de Deus e continuam crendo em Jesus Cristo e em seu padrão de justiça, esses crentes vão conseguir vencer o mundo até que Deus cumpra neste mundo todas as obras que Ele tem planejado, e esses crentes fiéis receberam poder sobre as nações e verão a glória de Deus.
As profundezas de Satanás, (os profundos segredos de Satanás) – podemos dizer que são os falsos ensinamentos que a igreja de Tiatira fazia.
Nesta igreja mesmo pregando o evangelho de Cristo, alguns que se diziam crentes no fundo de seus corações eles aceitavam alguns desses falsos ensinamentos que vinham através de outras doutrinas, e isso com certeza não agrada a Deus.
Esses tais falsos ensinamentos são aqueles que trazem consigo os idólatras, os maldizentes, os avarentos, os devassos, beberrões e os roubadores, ou seja todo o tipo de malícia que não fundo deseja apenas tirar proveito do próximo.
Mas graças a Deus porque Ele dá aos crentes o seu Espírito Santo para nos orientar e instruir pelo que caminho que devemos andar e desta forma poder vencer o pecado e o mundo e receber do Pai o poder sobre as nações.

Conheça um pouco mais da cidade Tiatira:

Tiatira, a atual cidade turca de Akhisar, foi um importante centro comercial da Ásia Menor, na fronteira entre a Lídia e a Mísia.
Era famosa pelo seu comércio e pela sua produção de têxteis, incluindo o índigo.
Segundo os Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos .

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
Atos 16:14

Na Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais.
Para poder trabalhar no comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma delas, sendo muito comum que os seus membros participassem de festas dedicadas às divindades pagãs, ou seja os falsos ensinamentos que não agradam a Deus.

Versículos:

A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.
Salmos 62:12
Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
Mateus 16:27
O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
Romanos 2:6
Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores,
ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento,
ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
1 Coríntios 5:9-11
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
Gálatas 6:15
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Atos 15:28


Continue Estudando:


Apocalipse 1 | Apocalipse 3




Postagens mais visitadas deste blog

Estudo Bíblico Apocalipse

Apocalipse 4

Apocalipse 3

Apocalipse 1